Saiba como cortar as unhas dos pés

Os pés são as partes mais usadas e maltratadas do corpo, e infelizmente são sempre esquecidos nos cuidados diários, não sendo incluídos na rotina de saúde e beleza. O corte correto das unhas se torna sinônimo de prevenção de desconforto e onicocriptose (a famosa unha encravada), que é pesadelo e sofrimento de muitas pessoas.


Aprenda a cortar e cuidar das unhas dos seus pés de acordo com o seu formato!


Normal: no caso desse formato, deve ser cortada apenas a borda livre das unhas, não cortando as laterais em curvas arredondadas. Se cortada de maneira incorreta, retirando a lateral, o risco de inflamação é maior conforme o crescimento.


Involuta: essas unhas têm as laterais arredondadas, nesse caso o ideal é não aprofundar o corte nas laterais.


Telha: nesse formato de unha, as laterais são levemente pontiagudas, ao cortar, deve-se seguir a linha branca natural sem retirar as laterais.


Funil: as laterais, nesse caso, são mais profundas. O risco de onicocriptose é maior e o corte deve ser no mínimo uma vez por mês, lixando quando necessário.


Cunha: é um formato pouco comum, semelhante ao formato funil, mas com as laterais livres. Deve ser cortada somente a parte branca natural da unha.



Lembrando sempre a necessidade da higiene para a saúde dos pés: lavá-los com água quente e sabão, já que é uma parte do corpo com muita transpiração e que geralmente fica fechado.


É necessário hidratá-los diariamente antes de dormir, e no dia a dia, mantê-los sempre secos, para evitar a proliferação de bactérias e fungos. É importante também tomar cuidado com materiais de manicures sem a higienização correta, e sempre procurar um podólogo caso apareça algum problema com os seus pés!

374 visualizações

© 2020 Guga Esmaltes

(14) 2034-0642